23 de jan. de 2013

COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS PESSOAIS

Eu sou extremamente organizada, mas com minhas finanças pessoais sempre acho que poderia ser melhor. Nunca consegui colocar em prática as dicas passadas pelos consultores da área. Porém, assistindo o Meninas Mimadas, um programa do Discovery Home and Health que ajuda mulheres consumistas a disciplinar suas vidas financeiras e pagar as dívidas, tirei algumas dicas simples que estou conseguindo seguir e divido com vocês.


1. Cartão de Crédito
O primeiro passo é abrir mão do cartão de crédito e começar a pagar tudo com dinheiro vivo. O efeito psicológico de colocar a mão no bolso, literalmente, faz muita diferença e você vai pensar duas vezes antes de gastar. Sem falar que você pode não ter o dinheiro na hora e, deixando pra comprar depois, vai te fazer refletir. Passada a euforia pode perceber que não precisava do item. Agora, o seu nível de consumismo é que vai definir se você pode andar com o cartão na bolsa para emergências, além do dinheiro, ou é mais seguro deixá-lo em casa.

2. Anotações
Com certeza você já ouviu algum especialista dizer pra anotar tudo o que gasta, né?! É que isto é fundamental pra você identificar pra onde seu dinheiro está indo e, com isto, saber com o que deve economizar. O mais complicado é lembrar de anotar tudo em uma planilha ou ainda lembrar o que anotar. O pulo do gato é anotar no celular. Afinal ele está sempre com você e não terá desculpas. Depois, você nem precisa passar para uma planilha, mas pelo menos uma vez por mês, precisa parar, refletir e verificar o que pode melhorar. Pra anotar eu uso o app Organizze. Bem fácil de usar e prático, mas um bloco de notas teria o mesmo efeito.

3. Pontualidade
Quem quer economizar precisa pagar as contas em dia. As multas e juros fazem seu rico dinheirinho escorrer ralo abaixo. Então, é aquela velha história: nunca viver de pagar o mínimo do cartão, não atrasar o pagamento das contas, sempre que possível aproveitar os descontos dos pagamentos antecipados e débitos automáticos e jamais dividir em parcelas com juros, até porque você não vai mais usar o cartão, né?! Só dinheiro daqui pra frente.

4. Poupança
Regrinha básica: gastar menos do que ganha e fazer uma reserva. Esta reserva pode servir para uma emergência ou mesmo ser usada em investimentos futuros. O ideal é conseguir guardar 30% do que você ganha. No começo pode ser difícil, mas tem que começar a poupar mesmo que um pouquinho, todo mês, religiosamente. A dica é não deixar pra guardar o que sobrou no fim do mês, mas destinar uma parte assim que receber seu salário para uma poupança ou outro investimento como se fosse uma prestação ou um débito qualquer.

5. Meta
Economizar e guardar dinheiro fica mais fácil e prazeroso quando se tem um objetivo. Se você ainda não tem, recomendo pensar em um agora mesmo. Pode ser a troca do carro, uma viagem, a entrada de um imóvel ou até conseguir uma quantia x em tempo y. O importante é que seja algo que você queira muito a ponto de abrir mão de outras para conseguí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...