27 de mar. de 2012

Organize seu dia e ganhe mais tempo

Existem algumas praticas fáceis de serem seguidas, mas que no final do dia fazem uma diferença danada. Já que não da pra fazer o dia ter mais horas, melhor faze-lo render.



E-mail
Nos brasileiros gastamos, em media, 3 horas por dia lendo e-mails. Então, para ganhar tempo, defina os horários de leitura. E, claro, seja bem objetiva na resposta. Nada de ficar checando e-mail o dia inteiro. Eu gosto de começar dos mais antigos e ir respondendo (e resolvendo), sem pular nenhum, mesmo que seja mais complicado. Demanda feita, e-mail apagado. Trabalhe seu desapego.

Internet
As redes sociais são realmente viciantes e pode fazer com que percamos o foco no trabalho, alem de perder a noçao do tempo. Melhor deixar para as horas de folga, com hora de entrar e sair. Disciplina. Você consegue.

Agenda
Tenha uma agenda. Parece besteira, mas ate agosto do ano passado não usava e posso definir minha vida como antes e depois da agenda. Anote tudo. Pessoal e profissional. Você deixa sua cabeça livre e não esquece de nada. Eu tenho ate pauta de sábado e domingo pra não chegar na segunda com a sensação de que não fiz nada no final de semana.

Cafezinho
A pausa para o cafezinho pode ser revigorante, mas também pode se tornar uma balada no meio do expediente. Quando se deparar nesta situaçao, fale de forma objetiva e, de forma educada, corte rapidamente.

Planejamento
Classifique como urgente, importante e circunstaciais todas as tarefas da semana e realize-as nesta ordem. Lembrando sempre de reservar um tempo para os imprevisto, que sempre acontecem.

Reuniões
Tomam um tempo danado, mas são inevitáveis. Então, faca com que seja produtiva. Tenha sempre uma pauta e mande antes para os participantes já se programarem. E, tenha foco, evitando derivações de assuntos.

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